sábado, 10 de maio de 2008

Manchete impontual

O que é mesmo elevação pontual, o que o repórter quis dizer com isso? E o editor aceitou o termo e o levou para a manchete no Negócios do Diário.

O reporter diz: "Aos poucos e de forma pontual, alguns postos de combustíveis de Fortaleza começam a realinhar os preços do álcool..."

De quantos pontos foi a elevação, foi na hora aprazada, em que ponto se deu? O Aurélio registra nove acepções para o verbete "pontual", nenhum parece se enquadrar com o que pretendeu dizer o repórter e a manchete. Confira abaixo:



2 comentários:

Anônimo disse...

Nas definições apresentadas penso que duas dão embasamento suficiente ao uso feito no texto. O aumento ocorre em um posto daqui e outro de lá, sendo cada um, portanto, um ponto isolado (6ª definição). Ou talvez as elevações de preços ocorram antes em uma região, depois em outra, o que indicaria a ocorrência em uma série de pontos (8ª definição), ainda que não em uma reta.

Por falar em pontos, e já que estamos a mirar a mídia, meu incômodo é com o uso da expressão "pontos percentuais" em tele-jornais. Ao que me consta não está incorreto (embora eu não esteja cem POR CENTO seguro), mas soa muito mal aos meus ouvidos.

André Carvalho disse...

Caro Jeferson,
A sexta definição ( 6. Constituído por, ou reduzido a um ponto). Está longe de sua interpretação. Para tirar dúvida, a abonação que vem no Aurélio: imagem pontual. Imagem feita por pontos.
A oitava definição está ainda mais longe(Mat. Série de pontos dispostos em linha reta). É um termo da Matemática. Se não for em linha reta, não se presta a essa definição.