segunda-feira, 6 de agosto de 2007

Linguagem

Muito boa a abordagem do jornalista Jocélio Leal (O Povo) sobre o nome que o Pão de Açúcar dá a seus produtos. Embora a praça seja Fortaleza, o nome vem da matriz: ata é fruta-do-conde, peta (sem acento gráfico) é biscoito de polvilho.

No caso do supermercado, ao menos, há uma justificativa. O sistema é um só para todo o Brasil, e a terminologia segue a da matriz.

Pior mesmo é jornalista usar uma linguagem diferente de seus leitores, sem nenhuma razão aparente, a não ser o pernosticismo.

Hoje mesmo, na manchete, que é o principal texto do jornal, o Diário dá exemplo de mau português. O jornalista que o escreveu não domina bem a língua, fato comuníssimo entre jornalistas. Pois o Diário escreveu isto:

... levou quatro tiros mas se recupera sem risco de morte.

O pior é que o profissional desconhece até a razão do modismo "risco de morte". A expressão é cara aos profetas da literalidade. Mas, coitado, se se apegar a isso, há de se perguntar: "levou os tiros para onde?".

Valeu, Jocélio! É mais fácil, porém, o Pão de Açúcar rever seus procedimentos que um jornalista admitir que está errado.

6 comentários:

Anônimo disse...

Não só isso. Jerimum já virou abóbora há muito tempo. Daqui a pouco tangerina vira mexerica ou, pior, bergamota.
Já o Plínio Bortolotti, hoje ombudsman, no começo dos anos 2000 chiou com a pronúncia "Éxtra" (controlado pelo mesmo pessoal do Pão de Açúcar) em vez do nosso cearensíssimo "Êxtra". Escreveu até artigo sobre isso.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
André Carvalho disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Apagou o comentário? Ué, mas antes espero que tenha enfiado o "risco de vida" no seu cu, idiota!

Anônimo disse...

Vixe, parece que o anônimo se sentiu atingido no FUNDO da ignorância. Continue assim, André, e não se importe com a preferência sexual do anônimo. Certamente, é mais um (são tantos!) jornalista que não sabe escrever.

Paulo

Anônimo disse...

Paulo, aproveita e vai tomar no cu também... Vai dar meia hora de cu e depois volta, imbecil...