terça-feira, 18 de março de 2008

Dormi no ponto

Foto: Dário Gabriel/O Povo

O leitor Paulo me manda um puxão de orelhas via email:


André,
Vc dormiu no ponto. Fez brincadeira com a foto de Luizianne pagando passagem, mas acho que não leu a matéria elogiosoa no Povo.
Veja lá
.


Realmente, não havia lido a matéria, publicada ontem na p.16 do Povo. Instigado pelo leitor, fui ver. A repórter fez festa, como se pode ver neste link Lançamento da tarifa social vira espetáculo político

O texto parecia do comitê de imprensa da campanha, um release como diz alguns. Texto elogioso, só encontrou louvação entre os populares, conforme os exemplos que pesquei na matéria:

"Valha, é a Luizianne", disse uma senhora, que depois chegou perto para abraçar a prefeita.
Alguns corriam ao encontro de Luizianne.
"Eu não sou do partido da prefeita, mas eu a admiro porque ela trabalha em favor do povo",
"Acho que o povo vai votar nela (Luizianne) de novo", deu um palpite.

TEATRINHO

Os leitores estão mais atentos que os repórteres, que passaram batido (nos três jornais) quanto a um detalhe: não se paga passagem dentro de ônibus que já esteja no terminal.
A prefeita fez pose para os fotógrafos. E ainda brincou com seus seguidores:
"Vamos vocês, que faz tempo que não pegam ônibus".

O tema está mais bem tratado no blog do Wanfil, no post Campanha eleitoral, populismo fiscal e parcialidade jornalística

ATUALIZAÇÃO

Pela importância do contraponto, trouxe este comentário para o primeiro plano:

Érico disse...
Release? Francamente. A matéria captou o ambiente ao seu redor. Você pinçou um trecho. permita-me pescar outros: "O que era para ser apenas o lançamento da tarifa social a R$ 1,00 todos os domingos transformou-se num balanço de gestão e publicidade a mais para a Prefeitura de Fortaleza".E mais: "'Que palco é este?' perguntou o vigilante Valdo Rocha. 'É para o lançamento da tarifa social de R$ 1,00 todos os domingos', respondeu alguém que estava próximo. 'E ela já está em campanha?'", questionou novamente ValdoOutra: "Questionada sobre a redução da passagem também para o transporte alternativo, Luizianne não apresentou perspectivas de inclusão desta modalidade de transporte na tarifa social".Comitê da prefeita? Acho que não. A repórter captou o clima do entorno. Ela estava lá. O mais é especulação.

Um comentário:

Anônimo disse...

Release? Francamente. A matéria captou o ambiente ao seu redor. Você pinçou um trecho. permita-me pescar outros: "O que era para ser apenas o lançamento da tarifa social a R$ 1,00 todos os domingos transformou-se num balanço de gestão e publicidade a mais para a Prefeitura de Fortaleza".

E mais: "'Que palco é este?' perguntou o vigilante Valdo Rocha. 'É para o lançamento da tarifa social de R$ 1,00 todos os domingos', respondeu alguém que estava próximo. 'E ela já está em campanha?'", questionou novamente Valdo

Outra: "Questionada sobre a redução da passagem também para o transporte alternativo, Luizianne não apresentou perspectivas de inclusão desta modalidade de transporte na tarifa social".

Comitê da prefeita? Acho que não. A repórter captou o clima do entorno. Ela estava lá. O mais é especulação.