Bancada petista na imprensa
Leitor chama atenção para um comentário no blog Política, do Povo:
Caro André,
Vc tem razão sobre a bancada petista no Povo. No blog do jornal tem um pronunciamento do líder da bancada, um texto contra os tucanos. Gostaria muito de um comentário seu. Taí o link
O aviso, duro e claro, de Cid
Realmente, os quatro parágrafos do texto postado pelo jornalista Guálter George têm um tom duro e claro antitucano:
O governador Cid Gomes foi duro com seus aliados tucanos agora de manhã, durante passagem pela Assembléia. Segundo deixou claro, durante entrevista, caso se insista com a polêmica da desoneração do ICMS, vai, simplesmente, pedir a retirada da proposta.
Essa informação só está no Povo. O Diário não a trouxe na edição de hoje. Ela é mesmo estranha por dois motivos: no mesmo dia em que foi publicado no blog, o site da Assembléia publicou isto: "Nelson Martins disse que o Governo está analisando uma alternativa para estender a redução do ICMS do óleo combustível para os transportes intermuniciais". (Leia matéria completa aqui:16:26 - AL debate nesta segunda-feira redução do ICMS sobre o diesel.) O outro motivo é que à tarde o governador se reuniu com a bancada tucana, ampliou de imediato o benefício para toda RMF e se propôs a estudar a ampliação da medida para todo o Estado.
O PSDB, que faz parte da base aliada e até integra o governo, insiste em estender às linhas intermunicipais um benefício pensado inicialmente apenas para as linhas urbanas: a desoneração do óleo diesel para possibilitar uma redução nas tarifas de ônibus de Fortaleza.
Ora, diferente do tom que o texto quer dar, o PSDB merece elogios por querer estender o benefício para todos os cearenses, e não só para os fortalezenses.
Depois de algumas tentativas, aparentemente infrutíferas, de refrear o ímpeto tucano de criar problemas para a gestão da petista Luizianne Lins, que teria evidentes ganho eleitorais com a medida, Cid, hoje, decidiu jogar claro.
Parece mesmo da bancada petista. O jornalista apequena o governador (e os tucanos, claro!). Então, Cid, estaria enviando para a Assembléia uma proposta eleitoreira, tão somente para beneficiar sua aliada na Prefeitura de Fortaleza. E a atitude dos tucanos se resumiria a prejudicar a prefeita. O jornalista parece aborrecido com a questão, só Luizianne deveria faturar. "Cid decidiu jogar claro". E antes, como jogava?
Caso cumpra a ameaça, o governo deixará com os deputados do PSDB, em especial, a dura tarefa de explicar ao fortalezense porque ele não terá direito à anunciada redução, aos domingos, no preço da passagem de ônibus.
Cid não é prefeito, mas governador. O sinal está invertido. Ele é que teria uma dura tarefa de explicar aos cearenses pelo privilégio aos da capital. Os cearenses do interior ficariam a ver ônibus.
As capas dos jornais de hoje, dando conta de que o o governador foi sensível ao apelo dos tucanos e ampliou a redução da passagem para todos os municípios da RMF tornaram esse comentário meio ridículo. E deixaram muita gente com dor-de-cotovelo.
Leia também o blog do Wanfil sobre o mesmo tema, no post Quem deve explicações?
3 comentários:
Os comentários que não digam respeito ao blog, que tentem atingir terceiros ou demonstrem qualquer forma de deselegância serão excluídos ou não serão publicados.
Idéias e argumentos são bem-vindos. Xingamentos, não!
Postar um comentário