quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

Anac derruba versão do Povo

Afirmação oficial da Anac atinge em pleno ar a principal acusação de irregularidade feita pelo Povo contra a TAF. O Povo deu destaque a uma informação errada que, segunda a prepotência da nota da redação, teve "rigorosa apuração".

Em vez de um pedido de desculpas a seus leitores, a arrogância de sempre dos jornalistas. O título da matéria de hoje é arrogante e mentiroso: Anac derruba versão da TAF.

O destaque da acusação era a manutenção vencida, expressão destacada em vermelho e caixa alta como se pode ver na imagem abaixo, publicada na p.22 (01/12/07).
Para fazer a acusação, o Povo não ouviu a Anac. Se tivesse ouvido, não teria pagado tamanho mico. O Povo, de forma marota, ressaltou a informação de que o helicóptero era de uso privado e jogou para o final o principal. O jornal trocou de repórter na cobertura, mas manteve a postura de quem se recusa a admitir erros. Veja aí onde ele escondeu a informação da Anac que derruba a principal acusação do Povo.

Manutenção
A Anac também repassou informações sobre o processo de manutenção de aeronaves, previsto na legislação. De acordo com a agência, são três os tipos de manutenção: de aviação geral, em que a relação dá-se mais entre o fabricante e a empresa; a mantida por empresas aéreas, e a de uso privado. Por se tratar, oficialmente, de um veículo de uso privado, junto à Anac, o helicóptero que estava à disposição do governo teria vistorias "diretas" pela própria oficina da TAF, e "indiretas", pela Anac, a cada seis anos. A Anac confirmou a informação da empresa, de que o helicóptero teve o registro de aeronavegabilidade renovado, no dia 23 de novembro. Até então, o site da empresa informava que a última manutenção havia vencido no dia 27 do mesmo mês, um dia anterior ao pouso forçado.

Só uma curiosidade e uma pergunta aos senhores jornalistas, os donos da verdade: não seria mais honesto iniciar esse parágrafo com a informação que destacamos, em vez desse lengalenga técnico? Ah, e esse "junto à" quer dizer "ao lado".

Bom, então por qual motivo Povo disse que a Anac derruba a versão da TAF e não o contrário, como demonstramos? Arrogância. Vamos ao texto que inicia a matéria.

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) confirmou ontem que o helicóptero de prefixo PT-HYS, de propriedade da TAF Linhas Aéreas, e que fez um pouso forçado com o governador Cid Gomes a bordo, na semana passada, é registrado junto à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) como sendo de Serviço Aéreo Privado (uso particular).

Ora, a nota da TAF não nega que o helicóptero seja de uso particular, mas afirma que, em alguns casos, pode-se utilizá-lo para fins comerciais. Isso O Povo não esclareceu, nem deve ter perguntado a Anac.

Hoje, o jornal noticia a conquista do Prêmio Esso, nacional. Merecido, um trabalho bonito, oportuno e muito bem elaborado. Completamente o contrário do que fez nas matérias sobre a TAF.

Nenhum comentário: