sábado, 29 de dezembro de 2007

Erro nas contas



Uma breve consulta ao dicionário, e hoje há de graça na internet, poderia evitar esses erros que O Povo insiste em cometer, juntando preguiça e ignorância. Qualquer dicionário vai explicar a acepção de laranja:

Pessoa que serve de intermediária em transações financeiras fraudulentas, usando o próprio nome para ocultar a identidade de quem a contrata

Logo, não há conta laranja (nem contas-laranja ou contas-laranjas) como o jornalista inadvertidamente grafou. Daqui a pouco, vão dizer que as contas são criminosas. E como um erro puxa outro, o jornal cometeu esta frase:

O Ministério Público do Estado identificou 24 contas bancárias no Ceará usadas para os depósitos das vítimas de golpes virtuais de vários estados do País.

Então está explicado, conta laranja é para que se depositem vítimas.

Você confere a matéria aqui 24 contas-laranjas já foram identificadas em três bancos

Por falar em conta, mais problemas na p.11. Na matéria principal, com o título MP acusa ex-secretários de improbidade administrativa", o repórter chamou de "Água" o helicóptero "Águia". E escreveu isto:

Na ação a promotora requer a indisponibilidade dos bens móveis e imóveis, além do bloqueio do dinheiro nas contas-corrente.

Primeiro, não há "contas-corrente", mas contas correntes. Contas-correntes (tudo no plural e com hífen) é um livro contábil (acho que nem existe mais) onde são escrituradas as contas correntes de um estabelecimento.

E teve mais esta no início do box, com título "Acidente há dois anos":

exatos dois anos...

O certo seria "Há exatamente dois anos..."

E mais embaixo, trouxe a confirmação de que levou um furo:

Apesar do longo período, o laudo sobre as causas do acidente ainda não foi divulgado.

O Diário traz hoje o resultado do laudo.

Nenhum comentário: