domingo, 9 de dezembro de 2007

Ombudsman ataca Diário

A coluna do ombudsman do Povo faz inversão de valor e séria acusação contra o Diário do Nordeste. A de que o jornal concorrente mentiu para seus leitores ao basear suas informações [certas, ao contrário das do Povo] em comunicado da Petrobrás. Assessoria da estatal negou para o Povo que houvesse emitido nota para o Diário do Nordeste. O Diário está na obrigação de comprovar.
O trecho da inversão e da acusação é este:

Dois são fatos relevantes nas respostas: 1) a Petrobras nega ter emitido "qualquer nota oficial" dirigida ao Diário do Nordeste a respeito do assunto; 2) a resposta da empresa derruba a tese de que a Petrobras teria reconhecido a dívida, como insistiu O POVO.

Vamos ver alguns trechos da coluna:

Quem lesse O POVO seria informado que a Petrobras reconhecia a dívida; os leitores do Diário do Nordeste ficariam sabendo que a Petrobras dizia nada dever ao governo do Ceará. Quem lesse os dois jornais ficaria sem entender nada.

Não é bem assim. Como o próprio ombudsman ja reconheceu, os leitores dos jornais estão mais atentos. Quem leu os dois dois jornais pôde perceber que a versão que o Povo insistia não se sustentava, como deixei claro no post Notícia velha no Povo sobre a manchete "Petrobras reconhece dívida com o Ceará". O ombudsman apontou o erro na coluna da edição passada.

No próximo trecho, uma inversão.

As duas matérias mais significativas dessa primeira parte do embate são estas. O POVO (24/11): "Petrobras reconhece dívidas de R$ 308 milhões", com o texto reproduzindo declarações de representantes do governo do Estado dizendo que a Petrobras havia assumido a dívida com o Ceará. No Diário do Nordeste (30/11), com o título "Petrobras não pretende devolver valores ao Ceará",


Pelo critério jornalístico, as duas matérias mais significativas do embate são aquelas que mereceram manchete. A matéria do Diário seria, então, a do dia 22 "Petrobras diz que não deve nada ao Ceará."



Por essas duas, o leitor percebeu que a afirmação do Diário se baseava na palavra do presidente da Petrobrás. A do Povo, em comentário de representantes do governo, interessados, obviamente, no reconhecimento da dívida. Básico. O nome da Petrobrás foi usado indevidamente na manchete.

Mas o ombudsman precisava era da outra matéria, a do dia primeiro, que recebeu esta chamada na capa do Diário: "Governo ainda não procurou a Petrobras". Era preciso falar de uma nota. O ombudsman cita o o início da matéria do Diário para, mais tarde, atacar-lhe a credibilidade:


"Em nota divulgada à imprensa a Petrobras afirmou, ontem, não haver nenhuma previsão de devolução de valores que por ventura o governo cearense alegue ter o direito de receber".

Antes, ele compara mais duas matérias.

Mas o segundo round da teima entre os jornais teria continuidade na edição de 1º/12, com informações colhidas por jornalistas de ambos os matutinos enviado ao Rio para cobrir evento da Petrobras. O POVO titulou "Petrobras está disposta a negociar", com o seguinte texto: "O presidente da Petrobras, Sérgio Gabrielli, afirmou pela primeira vez que a estatal está disposta a negociar a dívida com o Governo do Ceará [...]. No entanto, Gabrielli diz que o Governo cearense não o procurou para comunicar nenhuma dívida e que não tem conhecimento sobre o assunto". O Diário do Nordeste, a respeito das mesmas declarações, sob o título "Gabrielli afirma desconhecer dívida com o CE", escreveu: "'O governo do Estado nunca nos procurou para comunicar nenhuma dívida. Estou surpreso porque não estou informado sobre essa dívida', reagiu ontem, o presidente da Petrobras Sérgio Gabrielli, ao afirmar que a estatal não reconhece nenhum débito para com o governo do Ceará, por nunca ter sido procurada para negociar".

Sobre essas duas, a coluna não comentou, mas nós apontamos aqui a insistência do Povo na informação equivocada no post Meia verdade no Povo.

A seguir a coluna comenta um email assinado pela assessora de imprensa da Petrobrás em resposta a algumas perguntas do Povo. A crucial derruba a versão do Povo, a Petrobrás não reconhece a dívida. Mas havia também esta pergunta:

O POVO: A Petrobras emitiu nota oficial, enviada ao jornal Diário do Nordeste, afirmando não reconhecer a dívida que o governo do Estado diz que a empresa tem com Ceará, conforme matéria publicada pelo jornal na edição de 30/11?
Resposta: A Petrobras não emitiu qualquer nota oficial sobre o assunto.

Com base nisso, a coluna resume:

Dois são fatos relevantes nas respostas: 1) a Petrobras nega ter emitido "qualquer nota oficial" dirigida ao Diário do Nordeste a respeito do assunto; 2) a resposta da empresa derruba a tese de que a Petrobras teria reconhecido a dívida, como insistiu O POVO.

O primeiro ponto é o jornal reconhecer que errou e se desculpar, o que ainda não fez. O segundo ponto: a informação do Diário estava correta desde o início. Só agora o terceiro ponto. Estava correta a primeira matéria do dia 22, que ensejou a manchete. Na matéria do dia 30, quando baseia a informação em nota oficial da empresa, precisa esclarecer. Com a exposição da negativa, a insinuação de fraude.


OMISSÃO
A despeito da importância do tema de hoje, já havia sido comentado na coluna anterior. Enquanto isso, na semana houve duas notas de página inteira publicadas em outros jornais pela TAF rebatendo versão do jornal, parte dela derrubada pela Anac. Uma polêmica, e a coluna passou ao largo. É muito difícil a vida de ombudsman, principalmente com tantos "furos".

Nenhum comentário: