terça-feira, 4 de dezembro de 2007

Nota da redação

O Povo tenta rebater a nota da TAF sobre irregularidades na matéria do jornal, com argumentação muito frágil. E começa de forma agressiva, como se não tivesse razão.

A nota da TAF Linhas Aéreas não resiste à mais simples análise, quando comparada ao conteúdo do que O POVO tem publicado, com exclusividade,

O Povo está mentindo nesta nota da redação, principalmente nos seguintes pontos.

Tudo que publicamos acerca do assunto foi resultado de uma rigorosa apuração que atendeu ao que exige a boa técnica jornalística.

Na verdade, apuração se baseia apenas em dados do site da Anac. Isso está a milhas e milhas de uma rigorosa apuração.

Todas as informações publicadas foram submetidas a checagem suficiente para lhes garantir legitimidade.

As informações não foram checadas, repito, apenas se basearam no site. Uma leviandade. Da mesma forma, como seria leviandade minha afirmar que o Povo não publicou matéria no dia primeiro de dezembro, baseado no fato de que o site do jornal, nas edições anteriores, ao clicar em política, informar "sem notícias".


É a Anac, não nós, que atesta a irregularidade do uso daquela aeronave no vôo, por se tratar de um helicóptero de uso proibido para fins comerciais. É a Anac, não nós, que mantém a informação em seu site, até hoje, de que está vencida a matrícula do aparelho, legalmente impedindo-o de voar.

O Povo disse que o helicóptero estava com manutenção vencida (acusação mais grave) com base em informação de site. E notem que começou a inverter. Na matéria original, o principal ponto era a manutenção, agora já é uso para fins comerciais. Que jornalismo é esse?

O senhor Jurandir Pessoa, com quem a reportagem realmente falara nos dias anteriores, quarta e quinta-feira, não retornou ao recado deixado com sua secretária na sexta-feira, quando estava em produção o material levado à edição de sábado. Quanto à assessoria de imprensa, sediada em Recife, encaminhou nota oficial, de fato, mas após o fechamento da matéria.

Típica arrogância do jornalismo. Como a informação chegou "após o fechamento da matéria", ela não foi considerada. Isso é uma inversão total. O fechamento da matéria sem a versão do acusado é que está errado. A matéria não poderia ter sido "fechada". Que horas mesmo chegou a informação da assessoria? E mesmo assim, por que a nota da empresa não foi divulgada nas edições posteriores? Muito estranho.

FAC-SÍMILE
Para tentar dar legitimidade às suas "informações", O Povo publicou fac-símile. Ilegível. Fiquei com especial curiosidade a respeito do email da Anac, mas o jornal me proibiu de lê-lo. Pouco espaço no jornal. Compreensível, certo? Não, pois o material poderia estar bem visível no site, no conteúdo extra. O Povo optou por esconder. Suspeito de que isso encobre uma apuração irregular da matéria.

E o jornal, na mesma página, dá uma prova inequívoca de que não houve apuração razoável, no elemento "o que falta ser esclarecido". Se tivesse havido uma apuração simples, não restaria esse trio de dúvidas, conforme quadro abaixo.


As respostas essas perguntas acima, O Povo era obrigado a fornecer. A propósito, um leitor apontou essa fragilidade em comentário no site do jornal:


"COmo curiosa que sou fui até o site da ANAC, lá diz claramente que a empresa TAF,possui o certificado CHETA, que lhe autoriza a fazer manutenção de aeronave, no proprio site da ANAC, eu mesma procurando no site posso responder as perguntas do reporter como: Quem autoriza a aeronave a decolar foi a torre de controle, a mesma verifica a situação das aeronaves e do piloto antes de dar autorização, se foi dada é pq não havia nada errado. A TAF, segundo o site da ANAC, tem SIM autorização para FAZER a manutenção das suas proprias aeronaves,sobre a Inspeçao de manutenção a aeronave decoloupois já tinha efetuado a manutenção por sua oficina propria regulamentada e autorizada pela ANAC, todas essas respostas qualquer um pode encontrar no site da ANAC. inclusive o proprio reporter. Se na visão do reporter essa materia é de grande ultilidade publica, porque ele nao procurou a ANAC, inves do site,pois na ANAC, pode se encontrar respostas oficiais. Eu como gosto muito de materias investigativas, não compreendo ainda as duvidas do reporter, espero ter ajudado o sr reporter.
Mara Araujo Alves

Nenhum comentário: