domingo, 6 de abril de 2008

Aberrações e sabotagens



Título da coluna Concidadania usou uma palavra que não está dicionarizada. O Aurélio eletrônico tem uma ótima ferramenta que lista verbetes semelhantes. Ao "undanismo", apresentou udenismo e humanismo. Imaginei que poderia ser também mundanismo, pois a coluna trata também de questões religiosas e mundanas.

O jornalista taxou de aberração a defesa do terceiro mandato de Lula, explícita pelo vice-presidente José Alencar. E fez um contraponto com a oposição que estaria tentando "sabotar o melhor momento vivido, nos últimos tempos, pelo país". Não entendi bem, mas a chave veio em seguida com a frase:

Faz parte da disputa política, mas não a transformação de um ato administrativo numa manobra execrável.

Se está se referindo ao dossiê elaborado na Casa Civil para chantagear adversários que queriam investigar as contas do governo, é realmente execrável. É uma aberração maior que a tese do terceiro mandato, pois esta poderia ser respaldada por uma emenda oportunista. Mas o que se fez com o dossiê, para o qual já foram dadas quatro versões, assim como a quebra do sigilo de um caseiro, é uma escalada para o Estado policial, uma afronta ao Estado de direito.

Nenhum comentário: