sábado, 12 de abril de 2008

Diário sem autocrítica


Jornal erra e põe a culpa nos outros.
O Diário errou feio ontem, ao omitir que o Ceará esteja entre os 16 estados ameaçados de ter uma epidemia de dengue, conforme apontamos no post Olha a dengue aí. Hoje, erra de novo ao colocar a culpa na agência Folha Press. É a terceirização da culpa, depois da terceirização da autocrítica (que deve ser feita por leitores).

Jogar a culpa na Folha Press é se desviar de um erro básico de apuração. A dengue é a pauta do dia. Ainda bem recente, foi dito no próprio Diário que estamos "às portas de uma epidemia". Se a agência informa, citando relatório do Ministério da Saúde, que o Ceará não está ameaçado de epidemia, tem que acender uma luz de alerta no jornalista. Se fosse verdade, as autoridades de saúde do Estado teriam sido apenas alarmistas. Isto é, mereceria apuração do jornal, consultando o Ministério da Saúde. Alguém pisou na bola.

A correção do erro na Autocrítica de hoje veio pela metade. Avisa que Ceará e Amapá estão na lista dos 16. Quais os estados teriam saído para inclusão desses dois? Imagino sejam Alagoas e Tocantins, pois não estavam na lista publicada no O Povo.

Nenhum comentário: