sábado, 5 de abril de 2008

Muito provincianismo, pouco jornalismo

Jornal Diário do Nordeste em dia de boletim.
O Povo trouxe duas matérias sobre fatos ocorridos ontem na Assembléia. Uma audiência pública sobre os Territórios da Cidadania ( Deputados discutem programa federal) e a votação de mensagem para enquadramento funcional dos agentes de saúde (Apesar da pressão, agentes ficam sem insalubridade). O Diário trouxe apenas um assunto de ontem (Projeto garante inclusão na folha). Matéria muito boa, por sinal.

A estranheza vem na p.4, que trouxe como manchete uma matéria sem relevância e fora de hora. Um discurso de anteontem sobre um fato de terça-feira, em Brasília (Tucano registra ações do Tribunal Militar). E olhe só, o discurso foi para registrar os 200 anos do Tribunal Militar e agradecer uma comenda com a qual foi distinguido o autor do discurso, deputado Neném Coelho. Tenho a impressão de que a única relevância da matéria é que, entre os agraciados, figurava também o superintendente do jornal, Antônio Pádua Lopes de Freitas. Se for mesmo isso, muito provincianismo e pouco jornalismo.


Houve também desinformação, na p.10, sobre evento de ontem na Assembléia. Enquanto O Povo afirmou que a audiência "foi realizada sem a presença do ministra (sic) do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel", o Diário desinforma: "O ministro ... esteve ontem em Fortaleza, atendendo a convite dos deputados Artur Bruno e Eudes Xavier, e apresentou o programa Territórios da Cidadania".

O ministro não esteve aqui nem apresentou nada.
Como saber que O Povo está certo, e o Diário errado? Bem, a notícia do Diário veio numa "Curtas", em linguagem de release. E O Povo deu o motivo da ausência e nome do substituto: "Ele, segundo sua assessoria, teve um queda de pressão na noite anterior. No lugar de Cassel, o secretário do Desenvolvimento Territorial, Humberto Oliveira, esteve presente para discutir o programa".

Nenhum comentário: