terça-feira, 3 de julho de 2007

Pó em alto-mar


Povo e Diário deram manchete sobre a apreensão de um barco cearense com 860 quilos de cocaína à bordo, já próximo de Dakar. Um boliviano e três pescadores cearenses foram trazidos para João Pessoa. O jornais concordam nisso, mas se desentenderam em alguns pontos.



O Povo preferiu a sobriedade, o Diário defendeu uma tese.

A tese do Diário, o Ceará está na rota do tráfico internacional de cocaína. O repórter chutou o balde:

mais um fato comprova que o Ceará é um dos principais pontos da rota internacional de cocaína para a África e Europa

Baseado em quê, o repórter afirma que o Ceará é um dos principais pontos da rota internacional? É que essa seria a terceira apreensão. Não creio que seja um número suficiente para enquadrar como rota da droga. E é um exagero dizer que é um dos princicipais pontos.

Se o Ceará é mesmo um dos principais pontos, a polícia não está sendo muito efetiva. Só dois anos depois é que houve apreensão?
Mas o ponto mais chato é que o repórter não tem certeza se a droga partiu de litoral cearense:
A droga saiu do Brasil, supostamente pela costa cearense
Supostamente.

O Povo diz o contrário, há indício de que não saiu de Fortaleza, mas da região Norte, o que é mais provável, pois se baseia na informação da Polícia Federal:

Ainda não se sabe a origem da droga nem onde teria sido embarcada no Sabala. "O depoimento deles não deixa claro, mas há o indício de que o embarque da droga realmente não foi feito em Fortaleza. O barco teria saído daí (do Ceará) e subido lá pro lado do Norte. Isso é o que a gente sabe", informou ao O POVO o superintendente da PF na Paraíba, Francisco Leônidas. "Pode ter saído do Ceará, mas o depoimento dos acusados não deixa totalmente claro

Dúvida no ar, os jornais ouviram a mesma fonte.


NÚMEROS DIFERENTES

Povo
O resgate feito pela fragata brasileira foi a mais de 2.400 quilômetros da costa do Brasil, já a cerca de 750 km de Dakar

Diário
num percurso de 2.500 milhas náuticas, o equivalente a aproximadamente cinco mil quilômetros... a cerca de 800 milhas da costa do Senegal... foi interceptado a 400 milhas da costa, no sudoeste do Senegal

Quais os números corretos? Pesquisei no Google Earth e não quero dizer que é o correto, mas lá a medição de Dakar a Fortaleza deu 3.070 quilômetros, 1.658 milhas náuticas. Segundo o aplicativo, O Povo está com a razão. É só fazer as contas.

Aqui, você lê a matéria do Diário:

E aqui, a do Povo:







Nenhum comentário: