segunda-feira, 9 de julho de 2007

Surpresa no Diário


Ironia no título desta chamada. Na verdade, o Diário é que foi surpreendido pela saída de Bruno. Levou um furo daqueles. O Povo deu a matéria na edição de domingo, no segundo clichê.

Hoje, o Diário dedicou suas páginas de Política ao assunto. A coluna do Edilmar, que só trata de política, deu na última nota. E também com um título curioso: "Acredite se quiser!". Na Comunicado, que traz mais novidade política do que a do Edilmar, nenhum comentário.

A coluna que trouxe o assunto em primeiro plano foi a de Negócios, do Egídio Serpa. E disse algo que parece piada:

pedido de exoneração do deputado Artur Bruno, do PT — fato antecipado sábado por esta coluna

O Diário levou o furo, e a coluna, a meu ver, de forma desonesta, afirma que deu a notícia já no sábado.

Se o colunista achasse mesmo que estava antecipando fato tão relevante, não o teria colocado perdido entre pequenas notas, a penúltima da seção "Livre Mercado". O que ele disse lá, sábado, é mais um chute, à Alan Neto (Vale-tudo, O Povo), do que um furo:

O governador Cid Gomes e a prefeita Luizianne Lins tiveram ontem à noite um jantar a sós que não estava agendado. O prato quente foi o pedido de exoneração que um dos secretários encaminhara na véspera ao governador. Especula-se que o demissionário seria um petista.

Este repórter apurou que o governador só anunciará o nome do secretário demissionário, já quando tiver escolhido seu substituto.

Fala sério, o colunista não atencipou a saída de Bruno. Anunciou que um secretário havia pedido exoneração. Especulou que o demissionário fosse petista. E apurou que o nome não sairia agora.

Ou o jornalista não sabia o nome mesmo, e aí dizer que antecipou o fato é um tipo de desonestidade intelectual, ou sabia e guardou para si, talvez por conveniência da fonte. Nos dois casos, não houve a antecipação alegada.

Egídio não é foca, não precisa forçar demonstração de que pode dar furos. E, por ser tão experiente, teria dado a notícia como manchete de sua coluna. Não é mesmo?

Fazer especulação e, se o caso se confirmar, dizer que foi antecipação. Assim, até eu. E o Alan.

Nenhum comentário: