terça-feira, 2 de outubro de 2007

Desonestidade presidencial


Jocélio disse bem sobre as constrangedoras palavras de Lula:

As falas do presidente Lula sobre a recuperação da economia brasileira constrangem. Não apenas pelo caricato utilizado por ele. A de ontem, no BNDES, fazia uma esdrúxula comparação com um paciente em coma, ligado a aparelhos, tomando antibióticos na veia e pela boca - no dizer dele, nos últimos 30 anos. O constrangimento maior é pela desonestidade histórica. A estabilidade econômica brasileira não começou em janeiro de 2003, na posse de Lula no primeiro mandato, mas ainda no Governo Itamar Franco. Refrescando a memória: O Real foi lançado no Governo Itamar, por equipe econômica comandada pelo então ministro Fernando Henrique Cardoso e depois pelo então ministro Ciro Gomes.

O Plano foi concebido para aniquilar a hiperinflação. Inclui a substituição da moeda pelo Real, depois de passar pela fase da Unidade Real de Valor (URV), a partir de 1º de julho de 1994.

Não faz tanto tempo assim. Em termos de história, nada. E não custa lembrar, por dever de registro. Não há, contudo, uma só referência pública da parte do presidente Lula ou de qualquer membro da equipe econômica sobre a herança bendita recebida.

Nenhum comentário: