sexta-feira, 5 de outubro de 2007

Plantação na Sônia

Colaboração de um leitor sobralense.


Uma notinha plantada, segundo o leitor, na coluna Sônia Pinheiro (O Povo), estaria fazendo lobby por canditado a vice-reitor da UVA, em Sobral. Vejamos:


Já está com Cid Gomes a lista tríplice para a escolha do novo reitor da Universidade Vale do Acaraú. Integrantes: Fabiano Cavalcante (61 votos), João Edson de Andrade (57) e Maria Palmira Soares de Mesquita (49). Detalhe: como Cid havia dito, que escolheria o nome mais sufragado, a UVA acredita que esse processo já chegou ao seu desfecho.

No texto, uma vírgula e a verdade estão fora de lugar.
Em primeiro lugar, não houve eleição de novo reitor. Quem está no posto é Antônio Colaço Matins, e seu mandato ainda está longe de findar. A votação foi para vice-reitor. A nota está correta quando diz que Cid escolheria o mais sufragado, mas no caso de reitor, não do vice. Até por uma questão de harmonia administrativa, e por gentileza, o reitor da UVA deve ser ouvido pelo governador.

E dizer que a "UVA acredita que esse processo já chegou ao seu desfecho" é mais um desejo de quem "plantou" a nota do que qualquer outra coisa. Os três foram escolhidos pela comunidade acadêmica. Qualquer um está legitimamente apto a ser escolhido.

Agradeço a colaboração do leitor, continue.

Nenhum comentário: