sexta-feira, 26 de outubro de 2007

Invadam o DCE


Foto de Fco Fontenele retrata bagunça na reitoria da UFC, com a invasão de estudantes, na p.5 do Povo.


Não sei se já repararam, não há mais invasão. Os estudantes invadiram a reitoria da UFC, mas os jornais transformaram em "ocupação".

Povo

Diário

Qual mesmo o motivo da invasão da reitoria feita pelos alunos? A matéria diz que é por causa da reunião que se decidiu por aderir ao Reuni, um programa do governo federal.Mas o que é mesmo o Reuni? Povo e Diário tentam explicar, mas não passam da linguagem publicitária que lançou o programa. Não está dito nos jornais, mas poderia ser resumido assim: o governo promete injetar mais recursos nas universidades desde que elas se comprometam com algumas metas, como aumento do número de vagas, menor repetência e evasão, e aumento da aprovação, entre outros.

O chato desta peça (imagem ao lado) do Povo é que, a despeito de dar mais informação, deixa mais dúvida neste trecho final do texto:

Mas algumas questões referentes ao projeto têm causado polêmica e manifestações em diversas unidades do Brasil.

Faltou dizer que questões são essas.

Numa outra peça, O Povo ficou ao lado do coitadinho. No caso, a coitadinha, que "acabou sendo agredida durante empurra-empurra", pelos seguranças. Eis... Com todo respeito à universitária, não justifica a ingenuidade do repórter. Os alunos não estavam "tentando entrar na reunião do Consuni". Clareza: estavam tentando invadir. Os seguranças estavam lá para, entre outras coisas, impedir a invasão despropositada. Só uma provocação: pela foto acima, você acha que houve realmente um ferimento sério? E, ironia, é uma estudante de Enfermagem. Sou leigo.

As invasões estão se repetindo. Os estudantes provocam e esperam a reação para transformar a agressão numa peça de marketing, para ganhar visibilidade - vista com muita simpatia nas redações.

INVADIR O DCE

Uma questão importante não foi tocada pelos repórteres: como se posiciona o DCE da UFC? Soube que não concorda com a invasão ( tampouco com a agressão a estudantes) e avalizou a decisão do Consuni em aderir ao Reuni. Afinal, há representação de estudantes (cinco) no Conselho.

Parece mais uma briguinha de tendências do movimento estudantil, numa disputa de território. Neste caso, que invadam o DCE, pois não?

A UFC publicou uma nota nos jornais, numa diagramação que não convida à leitura, só para quem está muito interessado mesmo:


Das duas matérias, O Povo só foi melhor na foto. Leia as duas:

Povo: Alunos ocupam reitoria da UFC

Diário: Estudantes ocupam Reitoria da UFC

Um comentário:

Anônimo disse...

A menina deve ter sido mesmo espancada na boca, gaguejou. Escreveu CACETETEs. Quem saiu machucado foi a grafia da palavra CASSETETES.