segunda-feira, 5 de novembro de 2007

Manchete de segunda

Novembro ainda no comecinho, e já vem esta manchete do Diário. As de segunda são sempre fraquinhas, avalie num feriadão.



Ocorrência é uma palavra técnica, burocrática, vaga, e muito usada em relação a atendimento de hospital, defesa civil e, mais comum, a polícia. Somente pela manchete, não dá para associar imediatamente. Tampouco pelo sobretítulo. A pista vem no resumo "estatística da Polícia". Neste caso, optou pelo jargão policial. Como já faz ao escrever viatura em vez de carro.

790 casos de desordem ou embriaguez, muito pouco para uma população que envolve Fortaleza, a quarta capital mais populosa do Brasil, e ainda juntando os densamente povoados municípios da região metropolitana. Juntou tudo e só deu 13% das "ocorrências". Numa região onde o consumo do álcool é aceito e estimulado.

A estatística é preguiçosa, subavaliada. É claro que haverá muito mais "ocorrências" associadas ao uso do álcool. Os números "obtidos, com esclusividade pelo Diário do Nordeste", apenas os registrados como embriaguez e desordem. Um assalto, mesmo se o bandido estiver alcoolizado, não será registrado como "ligado" ao álcool. Furo total, e não no sentido jornalístico.

Há um número forte, sim: o álcool está presente em 70% dos acidentes de trânsito. Pode ser que isso já não seja novidade, não mereceria manchete. Muito menos esse recorte de realidade, tomado como todo.

Nenhum comentário: