quarta-feira, 7 de novembro de 2007

Notícia velha

Essa manchete do Povo é importante pela relevância do tema, mas o assunto não é novo.
Vale para relembrar aquilo que O Povo publicou em matéria nacional sobre o assunto no derradeiro 27 de abril: Avaliação expõe crise no ensino , quando o IDEB foi lançado.
No dia seguinte, matéria local informa Educação básica: Ceará fica abaixo da média nacional .


Quem partiu na frente, como sempre, foi o blog do Eliomar, que publicou, no dia 26 de abril, a matéria da Folha "MEC divulga radiografia da desigualdade da educação". Vale a pena a visita, a página abre com uma foto do Lula vestindo uma guitarra com a garotada do RDB. Ah, o post tinha a ilustração acima, que eu pesquei de lá.




A matéria de hoje, de autoria do mesmo repórter da do dia 28, trouxe esta manchete:



O título é verdadeiro, Assim como este:

MEC REPROVA A EDUCAÇÃO DE TODOS OS ESTADOS.
A nota máxima foi 5, do Paraná.

Logo hoje, o Diário veio com manchete de impacto, de interesse geral, do dia, no tom. E boa matéria sobre o boicote ao secretário da Segurança. Preocupante.


Leia a matéria aqui Polícias Militar e Civil esvaziadas e sem estímulo




2 comentários:

Anônimo disse...

Num sei se entendi certo, e num li a matéria, mas acho que dizer que o Ceará ficou abaixo na média nacional é algo mais genérico. E a última fala que nenhuma das escolas do estado alcançou o patamar mínimo. Né não?

André Carvalho disse...

Não sou especialista, tento explicar.
1 - Não creio que o IDEB tenha um patamar mínimo. É um índice que reflete vários itens. Ele foi criado este ano e fez um diagnóstico para traçar metas.

2 - Seis municípios tiveram nota acima da média nacional. E algumas escolas, como a do Corpo de Bombeiros, tiveram nota superior a 5.