domingo, 27 de abril de 2008

Demasiadamente humano


Pelo segundo dia, toda a capa do Povo é dedicada à partida de seu comandante Demócrito Dummar,que se matou no início da tarde de sexta-feira. Hoje, publica frases de seus "filhos" na continuidade de homenagens. A morte prematura daquele cuja falta ainda serásentida por muito tempo na imprensa cearense abalou profundamente a redação, que ainda não conseguiu reagir. Compreensível.

Muitos deles o têm como inspirador. Mas estão esquecendo uma lição de dar a notícia completa, mesmo com ponderação. Seus contadores de história estão contando a história pela metade. E quando a notícia é incompleta prolifera a boataria. Vou esperar as edições dos jornais de amanhã. Se insistirem no silêncio, este blog vai publicar o que revelaram diversas fontes próximas ao triste evento.

Demócrito Dummar não merece este mistério que querem fazer ao seu redor. Foi um grande homem, transparente e determinado. Até na hora da partida. Não há razão para esconder as circunstâncias nem para apequenar seu último ato. Como O Povo manchetou, foi radicalmente humano. Demasiadamente humano (Nietzsche).

6 comentários:

Anônimo disse...

Esse silêncio é demasiadamente cearense, ou seja hipócrita. O suicídio de Democrito não é certo nem errado. Foi um ato. Uma notícia. Concordo que vc ponha os pingos no is, se a própria familia tentar esconder o fato.

Anônimo disse...

A meu ver, você está certíssimo neste caso, parabéns por seu trabalho. A história da morte parece extremamente mal contada – e a atitude da família em esconder as suas causas torna-se contra-produtivo. Desta maneira, afinal, alimenta-se os fuxicos e suspeitas de todo tipo - o que em tempos da internet e dos blogs parece algo insano. Sim, diz-se que há um certo tabu, compartilhado pela imprensa, em não notificar notícias de suicídios: mas, isto se refere, em primeira linha, aos adolescentes, que se matem em espaços públicos, por exemplo se jogando em frente de trens, se atirando de pontes ou prédios altos. Não se publica, por exemplo, o receituário de um coquetel mortal de remédios – para não incentivar, desta forma, outros a seguirem a experiência. No caso do jornalista, no entanto, são envolvidas outras questões de interesse público: por exemplo, a real situação do seu grupo empresarial, questões de poder e de abrangência política. E como se chega a uma morte tão drástica numa personagem descrita como tão meiga e sensata?

Anônimo disse...

Os jornais cearenses, O POVO e DIÁRIO, fazem jornalismo de compadres. Esquecem que a informação clara, objetiva e transparente é o que interessa aos leitores. Tudo bem que queiram santificar o homem mas não queiram apagar passagens da sua vida. Boas ou nem tão boas. Que nós, leitores do blog, digamos o que sabemos sobre o caso.

Anônimo disse...

Seus leitores estão aguardando a análise que voce nos prometeu!

Anônimo disse...

os jornais sempre evitaram noticiar suicídios. Entidades que estudam o assunto afirmam que sua divulgação pode motivar novos atos semelhantes. A exceção é quando se tratam de suicídios de grande repercussão - à la Vargas. Isso, acho, pode justificar sua cobrança.

Anônimo disse...

É triste ler todos estes comentários sódidos...

O suicídio de alguém depressivo não mancha toda uma vida de 63 anos de realizações e luta pelos menos favorecidos. A divulgação ou não de como ocorreu o fato, e a escolha da família em se polpar não diz respeito a ninguém. É nojento ver o quão perversas são as pessoas... imaginho que cada um deva se preocupar em olhar pra sua vida e deixar que a dor dessa família não ressurja a cada comentário maldoso e infundado.

Qual de vocês gostaria de ver noticiado o suicídio de um ente querido seu? Ainda mais sabendo que este ente sofria de uma doença que deturpa nossa forma de ver a vida e o mundo? Acredito que a notícia de mortes por acidentes, assaltos, etc, precisam ser notíciadas para que se cobre atitudes das autoridades, mas de que acrescentaria a notícia de um suicídio?

As pessoas que exigem esse tipo de notícia na mídia não estão atras de informação, e sim de fofoca. E das mais grotescas.

Não sei o que é pior... se ver esse comentários absurdos ou ler as informações completamente erradas do escritor deste blog...

Gostaria que nenhum de vocês passem pela experiência de ter depressão ou ter um parente com esse problema... mas se acontecer, que se lembrem das pedras atiradas nessa história e entendam de uma vez por todas que o que matou O Sr. Demócrito foi um desligamento da vida real, um surto da mente causado por falta de substâncias... problemas químicos que só a depressão provoca.

Procurem um médico capacitado para explicar o que é uma depressão e saibam que as pessoas não se suicidam apenas por motivos financeiros. Se é o dinheiro que move o mundo de VOCÊS, tenham a certeza que não era o combustível da vida de Demócrio, ele era movido por paixão ao jornal e amor a família.