sábado, 30 de junho de 2007

Diário equivocado




Esse título acima, assim como a matéria, do Diário tem forte cheiro de manipulação. Só podemos compreender isso porque o Povo também deu matéria sobre o assunto, de página inteira (p. 15), enquanto o Diário deu apenas um 1/4 de página e de forma equivocada. Eis o texto do Diário:
A ONU, através do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), condenou a situação de conflito armado no conjunto de favelas do Alemão, no Rio, por colocar crianças em risco e deixá-las sem aulas.

Não é verdade. Leia a continuação do texto, chave para entender a manipulação:
Em nota oficial, o organismo internacional repudiou os ataques contínuos a estudantes e a estabelecimentos de ensino em diferentes partes do mundo.

Para entender, temos que ler o trecho que só O Povo publicou:

O texto do alerta na página oficial do fundo não cita o caso brasileiro, mas o escritório regional do Unicef no Brasil, ao divulgá-lo, lembrou que a violência urbana está impedindo que meninos e meninas freqüentem escolas no Brasil e deu como exemplo o caso do complexo do Alemão, no Rio.

Isto é, a ONU não compara o Rio com a Faixa de Gaza, o título do Diário, não há adjetivo melhor, é mentiroso.
Parece uma ação orquestrada, que ecoa na mídia, para que a polícia não enfrente os traficantes. Está certo o governador do Rio em persistir no combate e apoiar as ações coercitivas.


Compare as duas matérias. Se possível, leia primeiro a do Diário:
ONU compara o Rio com a Faixa de Gaza

E não deixe de ler a do Povo:

Nenhum comentário: