sexta-feira, 1 de junho de 2007

Quadra chuvosa - doenças de inverno

Alguém se lembra quando é o inverno no Ceará?

Os jornais evitam o termo. E lascam mais uma dessas expressões de laboratórios, linguagem técnica para os leitores: quadra chuvosa (com suas variantes). Como ocorreu hoje no texto abaixo da manchete do Povo:

Viroses lotam emergências em Fortaleza
...Segundo os médicos, essas viroses ocorrem todos os anos no período da quadra chuvosa.

Ou os jornais estão cada vez mais dependentes de agências de notícias (geradas do Sudeste), ou as redações estão cheias de profissionais alheios à nossa realidade cultural, ou estão todos contaminados com o pensamento racionalista, com o credo de que a única salvação para o planeta é o pensamento científico. São os revisionistas das expressões idiomáticas, fontes de riqueza de uma língua, os defensores do "risco de morte".

Voltemos. No mesmo local em que aprendi que o dia está bonito pra chover aprendi que quando chove, é inverno. Se não é científico, é cultural. Agora chegam os racionalistas (lá vou eu de novo) para que façamos genuflexão ao cientificismo, os neojesuítas.

O povo associa inverno a chuva. Mais uma razão para O Povo ter colocado a palavra inverno na capa de seu jornal. Qualquer pessoa que lesse associaria às chuvas, o que nem todas fariam com a pomposa expressão "período da quadra chuvosa". Clareza na informação. Deixasse a linguagem acadêmica para o texto na matéria, se fosse o caso.

Nenhum comentário: