segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

Bom inverno

Nas comemorações dos 80 anos do Povo, o presidente disse querer que o jornal seja o melhor do Brasil para os cearenses. Boa frase, mas seus repórteres escrevem para os que não são cearenses. Como se tivessem vergonha de sua cultura, de seu linguajar.

Foi o que aconteceu na p.12, logo no abre da matéria Profetas da chuva prevêem inverno bom. O título está ótimo, agora olhe o que foi escrito na abertura:
"Inverno" (quadra chuvosa) favorável este ano com chuvas maiores entre os meses de março e abril.

Que doido, meu! Colocou inverno entre aspas para explicar: "quadra chuvosa", essa horrorosa e onipresente expressão. O texto parece dirigir-se a leitores fora do Norte e do Nordeste.
Atentem para a "explicação" neste trecho:

A maioria está otimista com o que chamam de "inverno". Na verdade, falam da quadra chuvosa que, historicamente, começa no próximo mês e vai até maio.

Que é isso, gente!? Qualquer cearense vai entender o que é inverno, não precisa de nenhum jornalista para explicar. Por que essa boçalidade, se até os dicionários registram?

Veja o verbete inverno, sem aspas, nos dicionários:

AURÉLIO: 3. Bras. N. N.E. Estação das chuvas.

HOUAISS: 3 Regionalismo: Norte do Brasil, Nordeste do Brasil.
estação das chuvas, que ocorre no verão e no outono

Até o dicionário português sabe disso (só não o povo do Povo e do Diário):

CALDAS AULETE: 3 Bras. N N.E. A estação chuvosa, ger. no verão e no outono.

Depois dessas explicações, espero que os jornalistas tomem vergonha e não tenham vergonha de falar nossa língua, a língua do povo. Se não, vai ser difícil dizer que o tempo está bonito para chover.

Além do mais, essas aspas (um acinte) em inverno são de mau agouro. Vote!


E AINDA - houve tanta preocupação em explicar o que é inverno e colocar aspas nele que cometeu estes errinhos: chuvas maiores entre os meses de março e abril
Melhor: chuvas maiores em março e abril

O inchu (colméia de forma globosa de abelha)...
A grafia correta é enxu.

2 comentários:

Anônimo disse...

o 2007 frasístico do demoócrito não foi do mais felizes,

depois daquele caos libertador, agora o melhor do brasil para o ceará...

não seria o ceará para o brasil, pois se queres ser estadual o caminho não é ser estadual, assim como cantar a própria aldeia?

muito boas as tuas observações andré, agora se fosse vc mandaria esses dinossauros da comunicação de massa às favas...

já morreram e não sabem, aproveite o seu olhar intenso na observação da aldeia, coisa que o povo daqui nao faz porque tem medo de ser povo...

comente os blogs... desça o pau no jornalismo covarde feito pelos blogs estaduais, monte com o leonardo fontes uma federação cearense de blogs para dar escala as coisas importantes que estamos falando onde ninguém tem a coragem de dizer...

www.blogueisso.com/norton

André Carvalho disse...

Norton,
ninguém dos blogueiros cearenses se iguala a vc no talento ou na coragem. Tem razão quanto aos impressos.Quanto mais distantes da linguagem do leitor, mais moribundos, como neste caso.