domingo, 27 de janeiro de 2008

Ombudsman do Povo

O ombudsman do Povo deu ouvidos às nossas observações sobre inverno. Primeiro, quero me associar ao pensamento do Liberdade digital, sobre o assunto, no post Olho na Mídia: ombudsman de O POVO atento às mudanças do jornalismo:

Sob o título INVERNO, a coluna do ombudsman abordou assim o assunto.
Blog Mirando a Mídia critica O POVO por usar a palavra inverno entre aspas ou seguida de parênteses: (quadra chuvosa ou período chuvoso). Lembra que inverno já está dicionarizado (Aurélio, Houaiss e Caudas Aulete) como regionalismo nordestino para designar a quadra chuvosa e, por isso, acha as aspas desnecessárias.

Ouvido pelo ombudsman, o meteorologista David Ferran, da Funceme, explica: "O inverno, no hemisfério sul, ocorre em junho e julho. Por isso, o mais correto é chamar a época de chuvas no Nordeste de período chuvoso".

Erick Guimarães, editor-chefe-executivo do O POVO, declara que o jornal opta pelas denominações quadra chuvosa ou período chuvoso: "Em respeito à linguagem popular não deixamos de usar inverno, mas acrescentamos a explicação necessária".

FONTE ERRADA - Louvável a disposição do ombudsman para o debate. Só acho que usou a fonte errada para respaldar O Povo. A questão é mais cultural, linguística, e menos climática. Com todo respeito, não precisaríamos ouvir um meteorologista para saber que "o inverno, no hemisfério sul, ocorre em junho e julho."

Sempre soube que o inverno, aqui no Brasil, começa em junho (21) e vai até setembro. Assim, o meteorologista errou até mesmo no seu campo. Vai ver que diminuiu para dois meses a estação para incluir mais uma. Teríamos, então, no Nordeste, cinco estações: verão, inverno, outono, primavera e quadra chuvosa.

Sugiro ampliar o debate para ouvir linguistas e gente ligada à cultura. Um lembrete para o editor-chefe-executivo. O jornal está deixando de usar inverno sim, só aparece na boca dos entrevistados, e vem logo seguido da explicação. Isso, ao contrário do que diz o editor, é desrespeito. Dedique um tempo à leitura das matérias sobre assunto e verá.

JUDIAÇÃO- o ombudsman também deu ouvido à patrulha do politicamente correto, quase sempre equivocada. Disse:
A nota "Judiação" do Canal 1, do caderno Buchicho, de sexta-feira última (25), incorre no anti-semitismo. "Judiação" e "judiar" - no sentido de maltratar - são palavras que ofendem os judeus.

Não é o que pensa o rabino Henry Sobel, em "Os 'porquês' do Judaísmo" (Congregação Israelita Paulista. São Paulo, 1983):

“O significado está claro: não há nada de pejorativo. Não fomos nós que maltratamos. Nós, os judeus, fomos maltratados. E cada vez que usamos a palavra ‘judiar’, estamos conscientizando os outros. O termo não deve ser eliminado. Pelo contrário, é bom que o mundo se lembre do preconceito do passado, para que não o permita no presente e no futuro”

Judiar tem a ver com judeu, é verdade. Mas quer dizer maltratar, como se maltratavam os judeus. Concordo com o rabino. Em vez de anti-semitismo, homenagem. Além do mais, ninguém liga o termo à sua etimologia. Outro problema: como cantaríamos Asa Branca, hino nordestino, neste trecho:


Quando olhei a terra ardendo/qual fogueira de São João/eu perguntei a Deus do céu/por que tamanha judiação?

2 comentários:

Anônimo disse...

Sobre essa questão de inverno, o ótimo professor Gilmar de Carvalho tem uma explicação. Por coincidência está hoje no Diário:
"Rejeitamos o local e o regional, como se fossem menores. Esse desapego faz parte de uma mudança de casca da civilização, coitada, que pensa poder prescindir da tradição".

Gostei muito do seu blog

Anônimo disse...

Paulo Verlaine é um jornalista de primeira qualidade. Tenho certeza que será um dos melhores a exercer a função de ombudsman do Povo e seu início já mostra isso.