quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

Royalties - não fique por fora

Para explicar o que é royalties, tema da manchete do Diário, o jornal acrescentou um elemento - "fique por dentro" - como se fosse um glossário. Explicou pela metade. Buscaram na internet, certamente no site Comciência, da SBPC, e colaram o seguinte texto:


A palavra royalty tem sua origem no inglês royal, que significa "da realeza" ou "relativo ao rei". Originalmente, royal era o direito que os reis tinham de receber pagamento pela extração de minerais feita em suas terras. No Brasil, os royalties são aplicados quando o assunto é recursos energéticos, como o petróleo e o gás natural

Não é bem isso, o mercado de franquias, por exemplo, conhece bem o termo. O franqueado paga royalties ao franqueador. Pode ser cobrado em várias situações, até de propriedade intelectual.

Assim define o Houaiss:

1 compensação ou parte do lucro paga ao detentor de um direito qualquer, p.ex. de uma patente, concessão etc.
Ex.: r. sobre certa marca industrial
2 parte acordada da receita de uma obra qualquer, paga ao autor, compositor etc., ger. em forma de percentagem sobre o preço de custo a varejo de cada exemplar vendido
Ex.: viver dos royalties de um único best-seller


CONTROL C - o site poderia até cobrar royalties do Diário pela cópia do texto - um artigo de Sara Nani - que o jornal "esqueceu" de citar.

Nenhum comentário: