sábado, 19 de janeiro de 2008

O Povo detesta inverno

Saudade é palavra que não encontra equivalente em carga emocional em nenhuma outra língua, dizem os estudiosos. É de difícil tradução. Inverno, para nós, também tem sentido todo especial, fala de nossa alma. Significa vida, fartura, alegria.

Os outros nem gostam de inverno, dizem que o tempo é ruim quando chove. Pra nós é tempo bom. É uma palavra que nos é muita cara. Dizem sempre que o melhor governo pro Ceará é um bom inverno. Então, como explicar que o jornal O Povo o tenha excomungado de suas páginas? O vocábulo virou um anátema.

A Funceme divulgou seus prognósticos sobre o inverno deste ano (que eles chamam de quadra chuvosa). Teremos bom inverno, como já haviam antecipado os profetas sertanejos, dias antes.

O Diário acertou em dar manchete ao tema que interessa a todos os cearenses. O Povo deu numa chamada na parte inferior da capa.











Agora, a curiosidade. A palavra inverno não aparece uma única vez nas páginas do Povo. Vou repetir. Nem uma vez. Já a expressão "quadra chuvosa" alagou o texto, citada sete vezes. Numa delas, o repórter diz que nas serras a tendência é que "a quadra seja mais intensa".

Ora, na edição do dia 15, já havia cometido um desaforo com nossa cultura, com nosso povo. Depois de um agricultor explicar que o inverno (a repórter colocou entre aspas) chegou, foi dito isto: O que ele chama de inverno é a quadra chuvosa, que no Cariri começa mais cedo.
Está na matéria Com a chuva, agricultores começam a plantar no Cariri

Na edição de hoje, O Povo trouxe um glossário dos termos meteorológicos. Começou com uma explicação indispensável sobre chuva. Preste atenção, para nós o contrário de inverno é verão, seca, estio. Sabe qual o termo para explicar um período de ausência de chuvas durante nosso inverno? VERANICO.


No Diário, houve quatro citações de inverno, três na capa e uma no título da p. 9.
Mas no texto dos repórteres, também houve estiagem. Só dá quadra chuvosa. Não largaram o termo nem para evitar repetição, como neste trecho da p.10:
participantes do Comitê de Planejamento e Execução de Ações para a Quadra Chuvosa, após o anúncio da quadra chuvosa do Ceará.
Pois é, nesta matéria (Prefeitura reforça ações preventivas), o inverno também perdeu de goleada: Quadra Chuvosa 6 x 0 Inverno.

Nenhum comentário: