segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

Penduricalhos


O redator da capa do Diário é tão fã do Pinduca que, além de chamá-lo de genial, disse que o evento que vai homenageá-lo é o "carnaval do carnaval". Será que a repetição é para entrar no ritmo do carimbó?

Agora, outros penduricalhos, daqueles que o paraense usa no chapéu.

NO CASO - O abre da matéria da p.12, boa pauta sobre as calçadas impróprias para pedestres, disse isto: Em Fortaleza, elas são ocupadas para vários fins, quando não estão em péssimo estado. No caso, quem perde é o pedestre
Esse "no caso" é mais um trambolho no texto, como aqueles que se colocam nas calçadas. Retirem esse obstáculo do passeio.

PRECISÃO - Na p.16: o assalto ocorreu por volta das 00h37
Se há tanta precisão, esse "por volta" só faz atrapalhar. Terá sido 00h36 ou 00h38. Gente, não se usam essas aproximações (cerca de, por volta, etc) em números quebrados.

EM ÓRBITA - Mais uma da Polícia, na p.17: logo constataram que o motorista estava em óbito
Assim, quem morre é o idioma.

CRIME GRAVE - Mais ainda na p.18 (boa matéria): Assaltos a mão armada nos cruzamentos
Levaram de assalto o acento grave, que caracteriza a crase.

SINGULAR - Na p. 2 do jogada, na matéria "Granja estréia contra Tapajós": Competição que reúne os campeões e vice das Ligas Regionais...
Tal como escrito, apenas um vice vai disputar. Vice, aí, é forma reduzida de vice-campeão. Um substantivo. Portanto, deveria estar no plural. A não ser, claro, que seja apenas um concorrente.

Nenhum comentário: