Como não chegar a Jeri
Oportuna a matéria do caderno Regional, do Diário, "Rodovias não têm sinalização", sobre a dificuldade de sinalização nas rodovias que levam a Jericoacoara. A falta de indicação nas estradas confunde os turistas, que precisariam parar de vez em quando, principalmente nos triângulos, para não se perder. Mas se se guiar pelas "sinalizações" da matéria, também teriam dificuldades.
A justificativa da matéria foi exatamente conferir os trechos que levam às praias de Jeri e Preá. No entanto, o trecho percorrido só vai até Acaraú. Mas não é só isso.
A matéria foi originada em Sobral. Portanto, o roteiro deve iniciar-se lá. A repórter esclarece: "o motorista segue pela BR-222, entra na CE-178, passa pela BR-403 e encontra, na seqüência, os triângulos do Morrinhos, Marco e Acaraú, bifurcações que dão acesso ao famoso litoral".
Se você for olhar o mapinha (clique na figura acima para ampliar) desenhado para ilustrar a matéria, a BR-222 não passa em Sobral. Segundo o mapa, o motorista já sairia de Sobral já pela CE-178. A BR-222 (no mapa) sai de Fortaleza e vai rumo a Acaraú (erro grosseiro). Antes, viraria BR-402. A repórter fala em BR-403. A repórter não teve culpa, o mapa é que é desinformativo.
O texto é bom, com pequenos senões:
Logo no início, está escrito: "Com a aproximação do verão, férias e alta estação turística no Ceará, período onde o fluxo no litoral aumenta em torno de 10%". O advérbio aí é de tempo (período) e não de lugar. Portanto, deveria ser "quando" e não "onde".
Há também uma vírgula separando sujeito de predicado (Quem não conhece, se perde mesmo.) e a palavra "caixas-d´água" foi escrita sem o hífen.
Mesmo assim, vale a pena ler a matéria.
Nenhum comentário:
Postar um comentário